Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Arquidiocese de Mariana se prepara para o Dia Nacional da Juventude 2012



Depois de um ano cheio de trabalhos e atividades, é chegada mais uma vez a hora de celebrar nossa vida e nossa caminhada. No próximo dia 28 de outubro, na cidade de Porto Firme, a Arquidiocese de Mariana se reúne para celebrar o Dia Nacional da Juventude, o DNJ, uma das atividades permanentes da Pastoral da Juventude, comemorado há 27 anos, em nível nacional.

Nesta ocasião em especial, temos muito a comemorar. Durante todo o ano de 2012, a Igreja de todo o mundo, e especialmente a do Brasil, tem voltado os seus olhos para nós, jovens, que caminhamos rumo à Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, no ano que vem. Também em 2013, a Campanha da Fraternidade, realizada todos os anos pela CNBB, terá como tema “Fraternidade e Juventude”.

Em sintonia com tudo isso, o tema do DNJ deste ano será “Juventude e Vida”, e o lema “Que vida vale a pena ser vivida?”, tendo como iluminação bíblica a voz de Jesus, que diz “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10). Na Arquidiocese de Mariana, trazemos ainda as reflexões propostas pelo projeto nacional “A Juventude Quer Viver”. Assim, o nosso DNJ tem sido pensado com o objetivo de “posicionar-se publicamente sobre temas que afetam diretamente a vida da juventude, como também construir estratégias de participação e intervenção política nos diversos setores sociais organizados (governamentais e não governamentais), buscando mobilizar a juventude pela garantia de seus direitos”.

Para atingir essa meta, em clima de alegria e de festa, teremos apresentações culturais dos jovens de toda a nossa arquidiocese, rodas de conversa sobre temas relacionados à realidade da nossa juventude e a construção de uma carta de compromisso com a defesa da Vida dos/as jovens. Durante todo o dia, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, réplicas dos símbolos da JMJ que tem percorrido toda a arquidiocese, também estarão conosco em Porto Firme, para nos ajudar a rezar e refletir.

Confira a nossa programação:

Clique na imagem para ampliar
Para motivar a preparação para o DNJ, a Coordenação Nacional de Pastoral Juvenil da CNBB organizou um subsídio dividido em três encontros e uma celebração, trazendo também alguns textos de apoio que podem ajudar os grupos de base a refletir sobre o tema deste ano. Você pode baixar este material aqui.

Mobilize seu grupo e participe dessa grande festa da juventude! Para acompanhar todas as informações sobre o DNJ que divulgaremos até lá, acompanhe nosso site e nossa página no Facebook. Caso tenha qualquer dúvida, entre também em contato com a nossa equipe!

Nos vemos dia 28, em Porto Firme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário